domingo, 12 de junho de 2011

atividade 2.2 Navegação em hipertexto




Quando digitei no buscador da internet GOOGLE- o que é hipertexto? Apareceram mais de dez páginas listadas. Inicialmente naveguei por várias delas que sempre iam se expandindo em outros links.
O hipertexto, sendo inserido na educação, trabalha a autonomia, a interação e a construção de conhecimentos. É de fato um recurso que organiza conhecimentos, que possibilitam a construção de dados com acesso associativo, imediato, intuitivo, combinando som, imagem e texto, ou seja, é a própria internet, que nada mais é que um grande hipertexto.
É de suma importância a qualificação do professor no que se diz respeito à informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus alunos, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula, inovando os métodos de ensino-aprendizagem, estimulando a vontade de aprender.
Podemos interligar as informações segundo nossos interesses e necessidades momentâneos, navegando e construindo nossas próprias sequências e rotas, assumindo uma postura ativa, experimentando novas situações, compartilhando informações, criando e construindo aprendizagens, interagindo para compreender/ensinar/aprender...
Criando seus próprios hipertextos acredito que os alunos irão estudar mais, além de haver um melhor rendimento e aceleração na aprendizagem. É também de responsabilidade nossa, enquanto educadores, de conduzir nosso aluno de modo que ele não se distraia com as muitas informações que a internet oferece, estipulando onde buscar o assunto específico, pois o hipertexto possibilita um leque de temas integrados que podem ter ligação direta ou não com o que está sendo procurado/trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário